O que são notebooks com Wi-Fi 6?
O Wi-Fi 6, conhecido de forma técnica como 802.11AX, é o sucessor do protocolo Wi-Fi atual, que é o 802.11AC, ou Wireless AC. O Wi-Fi 6 é uma atualização nas velocidades teóricas, mas também foi projetado para melhorar o desempenho quando utilizado por vários dispositivos. Tenho certeza de que sua casa não é diferente da minha, pois muitos dispositivos estão tentando acessar a conexão Wi-Fi de uma só vez. Isso inclui notebooks, telefones, tablets, consoles de jogos, aspiradores, e assim por diante. Mesmo em 2018, o número médio de dispositivos conectados em uma casa era superior a 9. Agora, com mais pessoas trabalhando e jogando em casa, esse número é ainda maior.
O que o Wi-Fi 6 muda na prática?
Com uma velocidade maior que o padrão atual, pode chegar até 9,6 Gbps, e garante uma capacidade maior de conexão com vários dispositivos, aliado a uma grande segurança, eficiência e economia de energia.
Portanto, embora o aumento teórico da velocidade de 3,5 GBPS para quase 10 GBPS esteja definitivamente presente, a importância do Wi-Fi 6 pode ser mais sobre vários dispositivos compartilhando essa largura de banda de maneira eficaz. Atualmente, à medida que mais dispositivos se conectam a um roteador Wi-Fi, as velocidades são afetadas, pois dispositivos adicionais exigem a potência do roteador. Essa melhoria é conseguida parcialmente usando uma tecnologia chamada MU-MIMO ou Multi-user multiple-input multiple-output. Basicamente, ele permite que várias sessões ou fluxos sejam estabelecidos para entrada e saída de dados usando várias antenas. O acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal ou OFDMA é outra tecnologia usada para gerenciar melhor os fluxos de dados, embora para aplicações diferentes. Ambos incluem a função bidirecional desta tecnologia, proporcionando uma melhoria geral em velocidade e estabilidade.
Como sei se tenho Wi-Fi 6?
Lembre-se de que, como qualquer padrão Wi-Fi, o principal benefício do Wi-Fi 6 ocorre quando os dois dispositivos conectados têm o padrão atualizado. Portanto, se você comprou um novo celular ou um novo notebook nos últimos 12 meses, há uma boa chance de você ter um dispositivo Wi-Fi 6 ou “cliente”. É chamado de dispositivo cliente, pois se conecta a um roteador para acessar a Internet ou a rede interna. Isso significa que seu novo Wi-Fi 6 Galaxy Note 20 ou iPhone 12 não utilizará totalmente o Wi-Fi 6, a menos que seu roteador também esteja equipado com Wi-Fi 6. Portanto, a primeira ordem do dia é comprar um Wi-Fi -Fi 6 ou obtenha um dispositivo habilitado para Wi-Fi 6 de seu provedor de serviços. A partir daí, você pode verificar seus dispositivos clientes. Você pode verificar a documentação no site do provedor ou fornecedor e procurar o logotipo acima da Wi-Fi Alliance para ver se o seu dispositivo está equipado. Mas não se preocupe, esses dispositivos são todos compatíveis com versões anteriores. Portanto, quer seu novo telefone seja Wi-Fi 6 e seu roteador seja Wi-Fi 5 (AC) ou vice-versa, tudo ainda funcionará. Ele simplesmente não aproveitará ao máximo o conjunto de recursos do Wi-Fi 6.