teclado de note

Por que o teclado do notebook para de funcionar?

Por que o teclado do notebook para de funcionar e como consertar?

O teclado do seu notebook parou de funcionar? Essas sugestões podem ajudá-lo a restringir o problema, identificar uma correção e voltar a funcionar normalmente antes de buscar uma assistência técnica de notebooks.

Um teclado quebrado não é brincadeira. É por isso que a Apple está pagando US$ 395 às pessoas para resolver uma ação coletiva por seus teclados borboleta defeituosos. Mas o problema nem sempre é tão generalizado, por isso muitas vezes significa que você está sozinho se algo der errado.

Você pode estar trabalhando em seu notebook, quando uma tecla de repente para de funcionar. Ou talvez toda uma seção de teclas esteja demorando uma eternidade para responder. Pior ainda, o teclado é totalmente cortado. Isso pode ser um grande aborrecimento, mas há algumas coisas que você pode tentar antes de pedir ajuda.

1. Reinicie o seu Notebook

Você já tentou desligar e ligar o computador novamente? Antes de tentar qualquer correção aleatória, uma simples reinicialização pode corrigir mil problemas. Se você não puder usar o trackpad ou o mouse para reiniciar o PC, basta manter pressionado o botão liga/desliga por cerca de 10 a 15 segundos para desligar o PC e, em seguida, ligá-lo novamente.
Se isso não resolver o problema, tente inicializar no modo de segurança e veja se funciona – isso não resolverá o problema permanentemente, mas ajudará você a determinar se o teclado está com defeito ou não.

Restrinja o problema

Tente reduzir o seu problema. Há algo errado com o próprio hardware do teclado ou há uma falha no software que impede o Windows de reconhecer as teclas digitadas? Descobrir isso pode economizar muito tempo mais tarde.

Reinicie seu computador e tente entrar no UEFI ou BIOS . Normalmente, você precisa pressionar Delete, Esc ou alguma outra tecla enquanto a máquina inicializa. O computador deve informar qual tecla pressionar na parte inferior da tela.

Se você não conseguir entrar no BIOS e navegar com o teclado, há uma boa chance de ter um problema de hardware. Se você conseguir entrar no BIOS e as teclas com problema funcionarem bem nesse menu, seu problema está no Windows.

Saia do BIOS (sem salvar suas alterações) e continue com algumas das correções abaixo. Pode ser necessário conectar um teclado USB para solucionar o problema.

Reinstale o driver do teclado

Às vezes, o driver que gerencia o teclado pode ter problemas, principalmente se você instalar software de terceiros com frequência e/ou desligar a máquina o tempo todo sem usar o comando Desligar. Abra o menu Iniciar e digite “Gerenciador de Dispositivos”. Abra a entrada do Gerenciador de Dispositivos no Painel de Controle e expanda a seção Teclados .

Se algum dos itens desta seção tiver um ponto de exclamação amarelo próximo a eles, isso pode indicar um problema. Mesmo que você não veja um ponto de exclamação, recomendamos clicar com o botão direito do mouse no teclado neste menu e escolher Desinstalar driver . Reinicie o seu PC e o Windows deve pegar automaticamente os drivers genéricos para o seu teclado, o que pode fazer com que ele funcione novamente.

Se isso não restaurar as teclas ou se o ícone do teclado não estiver visível no Gerenciador de dispositivos, acesse a página de suporte do fabricante do notebook e instale os drivers mais recentes para o teclado. (Se não houver driver de teclado, tente reinstalar o chipset e/ou os drivers USB.)

Ajuste as configurações do teclado

Certas configurações de software podem fazer com que seu teclado se comporte de forma irregular, mesmo que tenham a intenção de ser benéficas. Por exemplo, se a configuração de atraso de repetição do teclado for muito curta, pressionar uma tecla pode digitar dois ou mais caracteres.

Vá para as configurações do teclado abrindo o menu Iniciar, digitando “Painel de controle” e procurando por “Teclado” no canto superior direito da janela do Painel de controle.

Se, por outro lado, você perceber um atraso entre pressionar uma tecla e esse caractere aparecer na tela, convém ajustar a configuração das teclas de filtro. No menu Iniciar, procure por “Teclado de facilidade de acesso” e entre nesse menu.

Se Usar chaves de filtro estiver ativado, desative-o para ver se isso ajuda. Da mesma forma, se o seu teclado estiver se comportando de maneira estranha, certifique-se de que Usar Teclas de Aderência também esteja desativado neste menu.

Altere o idioma do teclado

Se as teclas do teclado funcionarem, mas produzirem letras diferentes das indicadas pelas teclas, é possível que o idioma ou o layout do teclado tenham sido alterados acidentalmente (ou alguém em sua casa pregou uma peça de décadas atrás).

Abra o menu Iniciar e digite “Idioma” para encontrar o painel de configurações de idioma do Windows. Clique nele e vá até a sua lista de idiomas. Clique naquele que você deseja usar – para a maioria dos usuários dos EUA, será o inglês (Estados Unidos) – e clique no botão Opções .

Certifique -se de que o QWERTY dos EUA esteja disponível em Teclados na próxima página e remova todos os layouts de teclado que não estiver usando.

Verifique se há migalhas e sujeira

Ar enlatado é usado para limpar um teclado
As soluções acima são todas baseadas em software, mas se você seguiu nossas instruções iniciais e suspeita que seu problema está relacionado ao hardware, você precisará colocar a mão na massa… literalmente. Você pode ter que limpar o teclado .

Segure o teclado (ou notebook) de cabeça para baixo ou, pelo menos, em um ângulo de 45 a 75 graus da horizontal e agite-o bem. Às vezes, as migalhas dos almoços de trabalho ou do último lanche podem ficar presas sob as chaves. Isso é mais um problema para notebooks mais antigos, mas vale a pena tentar, mesmo em um novo.

Se você tiver um aspirador de teclado ou uma lata de ar comprimido, faça uma limpeza rápida nos cantos e recantos do teclado. Se uma ou duas teclas estiverem presas devido ao derramamento de refrigerante, retire a tampa da tecla ofensiva do teclado (se houver uma opção) e tente limpar o máximo possível de líquido seco da chave.

Passe um pouco de álcool ou água com sabão em um pano – não no teclado – e limpe o resíduo pegajoso. Um cotonete também pode ser útil aqui – apenas tome cuidado e não desmonte o interruptor de chave a menos que saiba o que está fazendo.

Se uma seção extensa do teclado estiver presa devido a danos líquidos, como um copo de refrigerante ou café derramado, seu melhor recurso pode ser a substituição do conjunto do teclado.

Remova a bateria (se puder)

tela do computador mostrando bateria 100%
Ocasionalmente, a bateria de um notebook — que fica embaixo do teclado — pode causar problemas. Se o seu notebook tiver uma bateria removível, desligue-o, remova a bateria e conecte o cabo de alimentação. Tente inicializar o notebook sem a bateria instalada, usando apenas energia CA.

Se o teclado só funcionar quando a bateria for removida, talvez seja necessário substituir a bateria. (Apenas certifique-se de obter uma bateria oficial do fabricante do notebook – não recomendamos baterias de notebook de terceiros por motivos de segurança ).

Deu ruim, teclado com defeito

Se você ainda estiver no período de garantia, tente a linha de suporte técnico do fabricante do notebook. Se eles determinarem que você está usando um teclado com defeito, você poderá substituí-lo em um depósito de serviço sem muitos problemas.

No entanto, antes de enviar seu notebook ou entregá-lo a um técnico de serviço, é sempre aconselhável fazer backup de seu disco rígido ou removê-lo totalmente e guardá-lo. Dessa forma, você ainda terá seus dados, que são a parte mais importante do seu notebook.

Saber por que o teclado parou de funcionar não significa que você tenha que jogar fora o notebook completamente. Nossas correções acima devem resolver a maioria dos possíveis problemas, mas se você não conseguir fazê-lo funcionar, use um teclado USB por enquanto e leve seu notebook para ser examinado por um profissional quando tiver tempo.